quarta-feira, 23 de abril de 2014

PROJETO: EXPLORANDO A ARTE COM ROMERO BRITTO

Elaborado pela Professora Andrea Fernandes

PROJETO:
EXPLORANDO A ARTE COM
ROMERO BRITTO

TEMA:
PEQUENOS GRANDES ARTISTAS”

A escola é o espaço onde a criança desenvolve sua capacidade intelectual e física e sua sociabilidade: é ainda o lugar onde aprimora sua capacidade de expressar-se e de criar. Desenhar, pintar e construir faz parte desse aprendizado e contribui ainda para o aprimoramento da percepção e da consciência estética”.
Romero Britto



Quem é Romero Francisco da Silva Britto
Biografia:

           
Romero Britto é dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Sua inspiração vem das coisas simples. Transforma tudo em pura alegria, cor, sentimento. É por isso que agrada a tanta gente diferente. Mas diz que aprendeu muito com os livros. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, ex-governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi e Marta Stewart e entre outros.

JUSTIFICATIVA

            O projeto “Explorando a arte com Romero Britto”, tem por finalidade promover uma releitura das obras que atraíram nossos pequenos e grandes artistas, as crianças encantam com a alegria que a artista expressa através de suas obras que são as cores vibrantes de formas harmoniosas, composições ousadas, que criam graciosos temas com elementos compostos do cubismo, apresentam linhas, pontos, divisões, formas geométricas e elementos da natureza.
            Vale ressaltar a importância das Artes no processo de construção da identidade, desenvolvimento da autonomia e a necessidade de proporcionar a formação do indivíduo integral.
OBJETIVO GERAL

            Despertar nas crianças o interesse pela releitura de imagens artísticas, descobrindo suas linhas, formas e cores, ampliando conhecimento do mundo da arte, manipulando diferentes materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato em formas diversas de expressões artísticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •  Conhecer a vida e as obras do artista;
  •  Estimular as crianças a valorizar a arte como forma de conhecimento, interpretação e transformação da realidade.
  • Desenvolver olhar crítico;
  •  Conhecer e fixar as cores, as linhas e as formas geométricas;
  •  Expressar emoções e sentimentos;
  •  Conhecer diversas histórias infantis, músicas e poesia com vocabulário fácil para faixa etária, utilizando o tema das obras do artista;
  • Explorar e manusear diferentes materiais, utilizando o desenho, reciclagem e técnicas de pintura.
  •  Promover a participação dos familiares com a chegada do “urso da amizade” o mascote da turma, envolvendo a família em um processo de incentivo a responsabilidade e criatividade da criança.
  •  Resgatar jogos e brincadeiras antigas através de algumas obras do artista.
  •  Incentivar a criança a proteger o meio ambiente e promover a importância da união das pessoas em prol da preservação do nosso planeta como o todo.



ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS
  •  Caixinha de surpresa como "vivencias do urso vai em minha casa?"
  • Apresentação do artista, sua história, suas  obras.
  • Obras trabalhadas:
  • Urso da amizade             
  • O abraço
  • O Mundo da criança
  •  Confecção de jogo de memória com as obras e do quebra cabeça.


RELEITURA DO URSO DA AMIZADE


Hora do conto com a obra literária de Romero Britto. “Onde está o urso da amizade?
            Vamos procurar o urso da amizade?
            O urso da amizade é o novo integrante da turma, nosso amiguinho passa a semana inteira na classe e todos os dia vai dormir na casa de um amiguinho, é realizado um sorteio entre as criança. Nosso mascote tem um diário, onde são feitos todos os registros do que ele faz no dia em que vai dormir e brincar.

                                         Onde será que esta o urso da amizade?
Saimos a procura do urso da amizade pelo cei





Vivencias do urso da amizade de romero britto feito em feltro 
o urso da amizade foi para casa e voltou de frauda...que fofo?


algumas crianças ja tiveram o urso em sua casa????

As crianças trazem na caixa uma surpresa
 para seus amigos aprendendo assim a dividir e socializar essa vivencia.


vamos colorir o nosso urso da amizade usamos vários materiais.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores